Projeto Stayaway Cancro

O projeto "Stayaway Cancro" é um projeto desenvolvido pela AAPC no âmbito do Programa Bairros Saudáveis. Foi elaborado com o objetivo de trabalhar a temática do cancro com a comunidade residente em Matosinhos, nomeadamente pessoas que habitam em territórios sinalizados como vulneráveis.

Com este projeto pretendemos desenvolver e aplicar um plano de ações e atividades com a finalidade de melhorar o estado de saúde e o nível de qualidade de vida de grupos populacionais em situação de vulnerabilidade e carência. 

  • Ações de Prevenção do Cancro e Promoção de Hábitos Saudáveis nos Conjuntos Habitacionais de Matosinhos

Realização de ações de sensibilização e consciencialização da importância da prevenção da doença, assim como promoção de hábitos de vida saudáveis em alguns conjuntos habitacionais do concelho de Matosinhos. Para além disso, nesta atividade pretendemos informar os participantes acerca dos serviços de apoio disponibilizados na nossa associação.

  • Banco de Suplementos Alimentares e Medicamentos Complementares

Aquisição de suplementos alimentares essenciais à nutrição deficitária dos doentes oncológicos quer devido aos efeitos colaterais dos tratamentos, quer devido à evolução da doença.

  • Apoio Social

Disponibilização de acompanhamento social, realizado de forma presencial ou online. Este atendimento é realizado por uma asssistente social e permitirá dar respostas às seguintes necessidades, como o acesso aos direitos e benefícios específicos da patologia, apoio alimentar, empréstimo de ajudas técnicas e apoio na medicação e suplementos.

  • Apoio Psicológico

Disponibilização de um acompanhamento psicológico permanente, presencial ou online, realizado por uma Psicóloga. É um acompanhamento próximo e dedicado ao doente oncológico e respetiva família, que tem como objetivo principal facilitar a adaptação ao cancro, combater estados de tristeza, ansiedade e isolamento.

  • Apoiar sobre Rodas

Transporte e entrega de ajudas técnicas, assim como assistência e acompanhamento de utentes isolados e sem retaguarda familiar a consultas médicas.

  • Manual "Stayaway Cancro: Tudo sobre a Doença Oncológica"

Elaboração de um manual sobre a doença oncológica e tem como objetivo facultar informação objetiva e fidedigna através de linguagem simples e acesso gratuito.

A.A.P.C

Associação de Apoio a Pessoas com Cancro

Morada

Pct. João Villaret, nº 199

4460-337 - Srª da Hora - MTS

Contactos

Telefone: 229 519 130

Fax: 229 533 190

Enviar