A AAPC apoia doentes oncológicos, os seus familiares e/ou cuidadores, com o objetivo de melhorar a sua qualidade de vida e bem estar.


Cerca de 1260 doentes oncológicos apoiados pela AAPC

A AAPC é uma associação sem fins lucrativos sediada em Senhora da Hora, concelho de Matosinhos. Esta associação foi fundada em 2005 e assume como objeto principal o apoio e acolhimento do doente oncológico, abrangendo diferentes tipos de patologia, condição social e instituição hospitalar.

A associação assume como principais objetivos:

  • Prestar apoio social, através dos serviços de atendimento, acompanhamento e acolhimento do doente oncológico e do seu agregrado familiar, dando resposta a necessidades como acesso aos direitos e benefícios específicos da patologia, apoio alimentar, empréstimo de ajudas técnicas e apoio na medicação e suplementos alimentares;

  • Disponibilizar apoio psicológico e complementar ao doente oncológico e respetiva família ou cuidador, com a finalidade de intervir sobre necessidades psicológicas e emocionais existentes nas diferentes fases da doença, assim como dinamizar atividades de promoção do bem-estar, qualidade de vida e suporte social. 


MISSÃO

A nossa missão é satisfazer carências sociais através de serviços personalizados e qualificados, especialmente dirigidos a doentes oncológicos e seus familiares, em articulação com os serviços públicos competentes e outras instituições. 


VISÃO

Ser uma associação de referência, nas suas áreas de intervenção, reconhecida pela qualidade dos serviços prestados e pela relação com os utentes, familiares e comunidade em geral.


VALORES

  • Solidariedade
  • Ética
  • Respeito
  • Compromisso
  • Transparência
  • Responsabilidade
  • Eficiência

Orgãos Sociais

Presidente: Maria Elisabete Monteiro da Cunha
Vice-presidente: Dra. Susana Pires Duarte
Secretário-Geral: Dra. Mariana Pedra Vasques
Tesoureiro: José Joaquim da Rocha Moreira
Vogal: Dr. Francisco Pereira da Silva Vieira

Presidente: Dra. Samanta Carmo
1º Secretario: Dra. Daniela Silva Dias
2º Secretário: Enf. Elsa Raquel Moreno Tavares

Presidente: Dr. Manuel dos Prazeres Pereira
Vice-presidente: Maria Manuela Ferreira Machado
Vogal: Maria Adélia da Cunha 

Mensagem da Presidente

Maria Elisabete Monteiro da Cunha

Um sonho tornado realidade!

Em Maio de 1996 foi-me diagnosticado cancro da mama. Com um forte apoio familiar, consegui ultrapassar as dificuldades que um diagnóstico de uma doença oncológica acarreta.

Após o contacto com esta nova realidade, apercebi-me que nem todos os doentes tinham o mesmo suporte. Ao longo do meu próprio processo, fui conhecendo pessoas fragilizadas, debilitadas e muitas vezes sem retaguarda familiar e pouca esperança de recuperação.

A ideia de criar uma associação surgiu da iniciativa de um grupo de pessoas com diagnóstico de cancro e alguns dos seus familiares, com o objetivo de possibilitar aos doentes oncológicos, de forma gratuita, um apoio mais humano e direcionado às suas necessidades nas diferentes fases da doença.

Assim, em 2005 nasceu a Associação de Apoio a Pessoas com Cancro, a qual tem sido marcada pelo constante crescimento, aliada a um espírito de trabalho em prol dos outros.

Sou sobrevivente de cancro da mama diagnosticado há 26 anos. Nem sempre o caminho é fácil, mas com apoio torna-se mais leve.

Se precisa de ajuda, procure a AAPC.

Juntos para vencer!

Mensagem da Presidente

A Equipa

Dra. Susana Pires Duarte

Diretora do departamento Social

Dra. Ana Mafalda Baptista

Assistente Social

Dra. Paula Oliveira

Psicóloga

A.A.P.C

Associação de Apoio a Pessoas com Cancro

Morada

Pct. João Villaret, nº 199

4460-337 - Srª da Hora - MTS

Contactos

Telefone: 229 519 130

Fax: 229 533 190

Enviar