3.Apoio Complementar

As sessões de Arte-terapia decorrem uma vez por semana na AAPC e esta atividade consiste numa terapia de grupo que utiliza as artes plásticas como meio para recuperar ou melhorar a saúde mental do utente.

No caso em concreto da AAPC, esta terapia é direcionada para doentes oncológicos quer em fase de tratamento ou em fase de sobrevivência. As aulas de Arte-terapia são desenvolvidas por Dra. Susana Pires Duarte, com estudos na área do Design e formação especializada em Arteterapia e por Dra. Paula Oliveira, Psicóloga Clínica e da Saúde.

Benefícios:
-Melhoria da qualidade de vida;
-Diminuição do isolamento social proporcionando momentos de partilha de experiências de vida;
-Permite a expressão de sentimentos com recurso à arte;
-Melhora a adaptação à doença;
-Restituição da auto-estima e bem-estar.

O Reiki é uma terapia alternativa complementar de centralização da energia do corpo, através da imposição das mãos, que permite manter o equilíbrio e bem-estar do utente.

Na AAPC, o Reiki é realizado individualmente e tem como intuito o progresso da recuperação em doentes oncológicos.
Esta terapia ocorre todas as quartas-feiras no período da manhã e é destinada a todos os utentes inscritos na AAPC.
As sessões de Reiki são realizadas por um grupo de voluntários com formação grau II e com experiência na prática de Reiki superior a 2 anos.

Benefícios:
-Alívio de sintomas associados à doença;
-Diminuição dos níveis de stress e ansiedade;
-Promove o estado de relaxamento;
-Aumento do bem-estar espiritual.

A meditação é uma técnica de atenção plena, em que o indivíduo desenvolve competências de concentração, focando-se no momento presente.

Na AAPC, a prática meditativa é realizada em grupo, tendo como intuito o bem-estar dos participantes.
A prática da meditação melhora muitos aspetos da nossa vida, não é só uma simples técnica de autoajuda para lidar com o stress ou para desenvolvimento pessoal – é um caminho de autenticidade, de autoaceitação, de descoberta de nós e dos outros – e fundamentalmente um caminho de libertação.

Benefícios:
-Melhora as funções cognitivas;
-Reduz níveis de ansiedade e stress;
-Diminuição de pensamentos intrusivos;
-Melhora a qualidade de sono.

A dança trata-se de uma exteriorização criativa que tem como objeto central o corpo. Habitualmente a dança segue movimentos ritmados e coreografados, podendo ser seguido de música ou não.

As aulas de dança na AAPC são direcionadas para os nossos utentes e são realizadas uma vez por mês, com apoio de uma professora de dança.

Benefícios:

- Melhoria do funcionamento social e emocional;
- Aumenta a sensação de alegria e bem-estar;
-Permite a expressão de sentimentos;
-Maior consciência do corpo;
- Melhora o desempenho físico.

A Terapia Assistida por Cavalos é uma terapia realizada com a colaboração de cavalos, bem como de terapeutas especializados, com o intuito de auxiliar o tratamento de várias patologias, podendo ser aplicada desde crianças a idosos.

Na AAPC, esta terapia auxilia doentes oncológicos no trabalho das suas competências emocionais, tanto em fase de tratamento como de sobrevivência.
A Terapia Assistida por Cavalos é realizada em parceria com a Associação Equiterapêutica do Porto e Matosinhos (AEPM) e decorre uma vez por mês.

Benefícios:
-Promove bem-estar geral;
-Diminui o stress;
-Melhora a interação social;
-Diminui os níveis de ansiedade;
-Alivia as dores associadas à doença.

Pilates é um tipo de atividade física que tem como principal objetivo o aumento da agilidade corporal, bem como o fortalecimento e controlo dos músculos corporais.

Na AAPC, as aulas de Pilates são adaptadas às dificuldades e necessidades dos doentes oncológicos e realizadas por uma professora especializada na área. As aulas decorrem todas as terças-feiras na nossa sede.

Benefícios:
-Melhora a função dos membros superiores;
-Permite a conexão entre a mente e o corpo;
-Melhora a postura corporal;
-Diminuição da dor;
-Aumento da força muscular.

O Yoga do Riso é a prática simulada do riso sem motivo, até que este se torne real, através de movimentos corporais.

Na AAPC as aulas do Yoga do Riso são realizadas por uma terapeuta com formação nesta área, com o intuito de melhorar o humor em doentes oncológicos. Esta atividade acontece trimestralmente na nossa associação.

Benefícios:
-Melhora o bem-estar mental;
-Reduz o stress;
-Diminuição de sintomatologia física;
-Melhora o humor;
-Redução de insónias.

Nesta consulta são utilizados métodos menos invasivos, menos tóxicos e mais naturais que procuram a causa de sintomas combinando técnicas complementares cientificamente comprovadas e com muito bons resultados.

O objectivo é minimizar o desconforto provocado pela doença e/ou os sintomas colaterais decorrentes da mesma e seus tratamentos.

-Acupuntura

É um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método complementar de tratamento segundo a OMS. Consiste numa estimulação neurológica, através de agulhas colocadas em pontos específicos do corpo, procurando o equilíbrio, a libertação e o controlo de substâncias envolvidas na patologia.

-Fitoterapia

A fitoterapia chinesa baseia-se na utilização de substâncias, geralmente vegetais ou minerais, preparadas em decocção e utilizadas para tratar.

-Ortomolecular

A nutrição ortomolecular centra-se na reabilitação celular através do equilíbrio químico do organismo em vitaminas, minerais, oligoelementos, aminoácidos, probióticos e coenzimas. Tem uma abordagem preventiva ou curativa.

-Massagem Manual

Seja através da massagem clássica, da drenagem linfática ou da massagem Tui Na chinesa, pretende-se, de uma forma geral, o alívio de tensões e dores musculares, a diminuição da ansiedade e uma melhoria na circulação sanguínea e linfática.

Benefícios:
-Diminuição da dor;
-Melhoria circulatória pos-operatória;
-Diminuição de sintomas associados a tratamentos, tais como: náuseas, vómitos, dores de cabeça;
-Melhoria do sistema imunitário;
-Diminuição de stresse com efeito no sono.

A.A.P.C

Associação de Apoio a Pessoas com Cancro

Morada

Pct. João Villaret, nº 199

4460-337 - Srª da Hora - MTS

Contactos

Telefone: 229 519 130

Fax: 229 533 190

Enviar